Como organizar uma festa de casamento simples e barata?

Como organizar uma festa de casamento simples e barata?

Para organizar sua festa de casamento não é necessário gastar um dinheirão e ainda assim, ser elegante e bem prazeroso para o casal e os convidados. Por isso, neste artigo, vamos ver como fazer sua festa simples e barata mas de qualidade, vamos nessa?

Agora que encontrou o seu par perfeito (ou quase) e de passarem juntos o tempo de se conhecerem e de viverem tantas aventuras como namorados, chegou a hora de partir para um novo desafio, o de serem Marido e Mulher.

É possível fazer um casamento sem gastar muito?

Claro que sim! O segredo está nas decisões. A seguir veremos como organizar esse evento tentando usufruir o máximo do dinheiro que estão dispostos a colocar na festa, e vamos começar por esse item.

Orçamento do Casamento

Primeiro faça uma lista com tudo, tudo mesmo que gostaria que tivesse na festa. Registrou todos os desejos? Agora vamos para a realidade! Quanto de dinheiro você está disponível para ter o casamento dos sonhos? 

Muito cuidado com cartão de crédito, empréstimo ou qualquer valor que não esteja em sua conta propriamente dedicada ao evento. Se for o caso, o primeiro item então é juntar o máximo possível para evitar uma dívida futura.

Agora defina a meta de orçamento para colocar no casamento e aí poderemos partir para o próximo passo!

Anote todas os desejos

Vamos iniciar com o básico OK? Primeiro passo é ter claro o que você gostaria para a sua festa, este é o momento de colocar tudo em papel, tudo mesmo. Quer uma banda? Anote! Quer um Buffet de churrasco? Anote! Até mesmo se quiser um Cisne de Gelo, anote!

Lista Oficial do Casamento

Uma vez que você anotou os desejos e agora sabe o orçamento, crie o que vamos chamar de Lista Oficial do Casamento. Essa lista tem como objetivo encaixar os desejos do orçamento. Por isso defina as prioridades como: Local do evento, Buffet que será contratado, Decorações, Lembrancinhas e tudo que para você for prioridade e que caiba no seu orçamento. Caso fique algo de fora, você terá que tomar a decisão de ou remover da lista oficial ou remover algumas coisas para encaixar. Mexer no orçamento nunca é uma boa opção!

Escolha o Local

Neste ponto você tem duas opções, a primeira e mais procurada é escolher um espaço para a festa de casamento ou realizar em casa! Sim, isso mesmo. Caso seu orçamento for limitado mas tem aquele quintal pra reunir a família, por que não? Invista tempo nesse processo do local, calcule a quantidade de pessoas e cuidado para não brincar de lego!

Data do evento

Quanto mais elaborado for o seu casamento é bom que tenha mais tempo para se organizar! E dica valiosa, quanto mais longe for o casamento, melhor vai ser para você cuidar de mais detalhes e principalmente financeiramente falando.

Pagar adiantado é melhor do que pagar depois! Um prazo bom é entre 1 a 2 anos. Antes de um ano aumenta a pressão e depois de 2 anos, é somente para algo que realmente exija, talvez o local do evento esteja disponível só nesse período.

Você sabia que é possível fazer uma festa de casamento em uma linda praia sem gastar muito também? Confira nosso artigo completo de como organizar uma festa na praia.

Lista de Convidados

Já que falamos do espaço, é importantíssimo definir quem serão as testemunhas desse seu dia. Escolha a Dedo quem são as pessoas que você deseja receber e participar dessa comemoração. Se tiver um orçamento gordinho e deseja chamar os amigos, manda vê! Mas caso queira algo menor, mais íntimo, procure por nomes que são importantes e não aquele primo que não vê há 20 anos! Acredite é dor de cabeça e principalmente gasto a mais!!!

Contrate um Buffet Profissional

Agora que você tem a lista de convidados, agora é hora de escolher o que será servido aos seus convidados. Para escolher a refeição do momento, você “precisa” conhecer o costume das famílias. Afinal servir um Buffet de Churrasco para um vegetariano, não é boa ideia, não é mesmo? Por isso verifique o padrão e se for o caso misture o tipo de refeição para atender a todos. Lembra sobre a lista de convidados? Então é aqui onde você saberá o gasto dos convidados “Desnecessários”, o Bufê cobra por pessoa, então quanto mais pessoas, mais caro é o Bufê.

Vestido de Casamento

Sabe a maioria das noivas quando vai casar, entra em uma briga com uma coisa comum: o famoso Vestido de Casamento! (Assista Friend e veja o que o vestido de noiva faz com uma mulher, Mônica que o diga) Afinal você noiva é o ponto central de tudo, não sei se te contaram, mas é pra você a festa o noivo é apoio. (rs) Brincadeiras a parte, escolha bem o vestido e tome cuidado com a famosa dieta do vestido. Sim, muitas noivas optam por vestido com números menores e colocam o desafio de emagrecer para o vestido!!! É uma causa nobre, mas tome cuidado com sua saúde.

Complemento do Casamento

Aqui vão algumas ideias para colocar na sua lista de desejo e encaixar na lista oficial do casamento. Contratar uma Banda ou músico dá um charme para o casamento, principalmente se o casal tiver uma música, sabe aquela que quando toca você diz.. “Essa é a nossa música!”. Um fotógrafo para registrar cada momento também é bem vindo, Cerimonialista para ajudar a tomar decisões.

Lua de Mel

Após cuidar da festa de casamento, não se esqueça de vocês que é o ponto central. Após serem declarados como Marido e Mulher, qual vai ser a primeira experiência do casal? Sim, é bom que esse seja o momento que ambos precisam decidir, diferente da festa que a noiva tem mais autoridade a lua de mel é para os dois, então escolha um lugar que seja para os dois, com atividades para os dois.

Como organizar uma festa de casamento simples e barata com lua de mel
Casal em Lua de Mel

Solicite presente aos convidados

Sim! E não, não é vergonha pedir presente para os convidados. Faça uma lista com coisas que podem ajudar muito nesse início como kit de copos, jogos de panelas, alguns eletrodomésticos podem fazer economizar bem.

Você pode fazer isso online com sites de lista de casamento como icasei, e enviar para os convidados e assim já ir garantindo esses presentinhos. 

Hora da Gravata e sapato da noiva

Outra forma de receber um pouco do que foi investido é o momento que os padrinhos e madrinhas mais adoram na festa, o momento de ir passando em convidado a convidado pedindo um valor para os noivos.

Não deixe de combinar isso com eles, assim vocês podem ter uma grana extra para usar na lua de mel por exemplo.

Conclusão

Viu como é possível fazer sua festa de casamento simples e barata com bastante organização. Tudo depende do quanto estão dispostos a “sacrificar” pelo bem da economia e o quanto seus convidados irão se engajar em ajudar os casal.

onbuffetefestas