Entenda o que é bufê e como funciona

Entenda o que é bufê e como funciona

Para quem está organizando, planejando, fazendo uma festa pode ter recebido a recomendação de procurar um Buffet ou bufê, mas você sabe o que é um? E como funciona esse serviço? 

Então para que fique por dentro desse assunto, iremos explicar tudo sobre esse segmento que gera muita receita para muitos empreendedores. Então seja você que está busca de abrir um buffet ou contratar um, esse conteúdo será bastante útil com informações esclarecedoras. 

Bufete, Bifê, Bufê ou Buffet, qual o correto?

Vamos então iniciar explicando qual a forma da escrita da palavra para que use para registrar em documentos, para falar corretamente ou na escrita. Então qual a forma correta de mencionar esse tipo de serviço?

O que é um serviço de buffet ? Buffet completo

A forma correta de escrita em português da palavra é bufê. A forma original da palavra que vem de origem francesa é o Buffet. A palavra bifê está errada, não devendo ser usada para direcionar a esse serviço.

Como funciona o serviço de bufê?

Como mencionamos, a palavra Buffet tem origem francesa mas se o termo pronuncia-se “Bufê” se refere a um tipo de mesa com objetivo de servir um grupo de pessoas comumente em organizações de festas e eventos.

O serviço de buffet também é conhecido como “self-service”, já que os convidados poderão servir a vontade de refeições preparadas pelos profissionais contratados. Você poderá encontrar as refeições em mesas separadas por tipo de comidas, pratos quentes e frios, bebidas, sobremesas e etc… 

Além da tradicional mesa, alguns buffets possuem materiais mais sofisticados, principalmente em lugares que não disponibilizam materiais de organização para a festa. Por isso o Rechaud é um dos itens mais importantes para locação, esse item não é utilizado no preparo de refeições, sua tradução do francês é “fogão” literalmente mas o correto seria como finalidade “aquecimento”, então trata-se de um aparelho que funciona para manter a refeição quente. Um dos modelos mais utilizados é o de inox que aquece acaba através do fogareiro.

Rechaud para servir buffet

Esse serviço facilita muito a vida de quem não quer ter surpresas na hora de pagar a conta, pois o preço é determinado previamente (normalmente bebidas são cobradas à parte).

O serviço de Buffets é muito comum em eventos de hotéis, casamentos, formaturas, restaurantes e eventos formais, e costuma agradar ao grande público.

Tipos de buffet para escolher

Para quem está buscando tanto contratar esse serviço ou para quem está procurando entender como funciona esse negócio, podemos dividir em algumas verticais de festa. Como são muitos motivos para se comemorar e fazer uma festa, você pode escolher algum nicho como:

Bufê em domicílio

Esse serviço geralmente é realizado em casas onde o organizador realiza a contratação do buffet já com um tipo pacote com comidas e bebidas para um número de convidados já pré determinado tendo em contrato que caso tenha excedente o mesmo deverá custear o adicional.

Os cardápios mais solicitados para buffet a domicílio são do buffet de crepe, buffet de churrasco e buffet de massas.

Bufê infantil

Já o buffet infantil tem como foco o grupo de organização de festa infantil. Podemos classificar os espaços de festa infantil onde conta com uma decoração personalizada para crianças, brinquedos e o cardápio geralmente é menos sofisticado e dando mais espaço para salgados e doces.

Para contratação do buffet infantil pode contar com diversos tipos de salgados como coxinhas, Kibes, empadinha, pizza, hot-dog, pastel entre outras opções de salgados.

Bufê para casamento

Para quem está casando pode contratar o serviço de bufê para cuidar das refeições dos convidados, seja para cerimônias em salões de festa dando mais estrutura para o bufê ou até mesmo para festa a domicílio.

O cardápio mais solicitado é o buffet de churrasco e o buffet de massas. Além desses existem outros tipos de cardápio que estão crescendo como o buffet vegetariano para famílias que não tem o costume de carnes.

O que pode ser servido no buffet?

Durante o evento repomos saladas e pratos principais como massas, risotos, saladas, carnes, peixes, frangos e legumes, boa fração do menu é organizado na ocasião e levamos time com objetivo de execução do melhor trabalho possível.

Sendo assim, há muitas opções de cardápio para disponibilizar aos convidados durante o período de festa contratado. Para melhor entendimento procure aprofundar nos pratos que podem ser oferecidos entre quentes e frios.

Serviço de buffet de doces

Além disso, o buffet também poderá disponibilizar uma boa combinação de frutas e sobremesas para completar o cardápio principal agregando ainda mais valor ao trabalho realizado e elevando a qualidade e satisfação por parte dos que irão desfrutar das refeições.

Quando optar pelo serviço de buffet?

Você pode contar com os profissionais de organização de eventos sempre que a demanda de refeição for para um grupo maior como 20 pessoas. Quantos mais pessoas participam de uma confraternização a demanda pela refeição obviamente é maior e com isso dá muito trabalho para fazer sozinho, além do tempo na cozinha e dificilmente dá pra se fazer sozinho.

Nesses momentos é quando o serviço de buffet entra como uma opção para cuidar de toda a demanda de refeição e organização dos pratos enquanto você poderá investir seu tempo em outras atividades importantes.

O buffet também é muito utilizado também para encontros formais, como feiras e eventos, formaturas, treinamento in-company, palestras entre outras ocasiões que envolvem grande público. 

Qual o preço do serviço de bufê?

O preço do serviço de buffet varia com a finalidade do evento, quantidade de pessoas, duração da festa, entre outros detalhes que entram no cálculo do preço.

Para quem busca saber quanto custa um buffet poderá contar com nosso time de profissionais que estão disponíveis para atender e enviar um orçamento gratuito sem compromisso para que possa ver como é simples contratar um buffet.

onbuffetefestas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.